Vitória africana, pênalti cometido por Kuzmanovic após colocar mão na bola dentro da grande área.
A primeira vitória africana na Copa do Mundo da FIFA veio com Gana. Com muita raça e melhor em todo jogo, o país aproveitou dois erros da defesa da Sérvia para chegar ao triunfo por 1 a 0 e alcançar a liderança provisória do Grupo D, que ainda neste domingo vê o duelo entre Alemanha e Austrália.
No Estádio Lottus Versfeld, os ganeses mostraram boa técnica e disposição ao longo do jogo e foram premiados com um pênalti infantil cometido por Kuzmanovic aos 38 minutos do segundo tempo. O zagueiro tentou afastar um cruzamento da esquerda, mas cortou com a mão. Na cobrança, Asamoah Gyan não perdoou e deu a vantagem definitiva ao país.
Primeiro país africano a se classificar para o Mundial, Gana deu importante passo para repetir a campanha de 2006, quando, em sua estreia em Copas do Mundo da FIFA, foi às oitavas de final, parando apenas no Brasil. Na próxima rodada, o país terá pela frente a Austrália, enquanto a Sérvia vai encarar a Alemanha precisando mais do que nunca do triunfo.
O país do Leste Europeu, que nas eliminatórias avançou no grupo da França, passou a acumular cinco derrotas seguidas no torneio, sendo que três delas vieram na fraca campanha da Alemanha 2006. Pior ainda, dificultou bastante suas pretensões para 2010.

Apesar de ter mostrado futebol inferior ao esperado, a Sérvia foi para cima logo após o apito inicial. Com 12 segundos, Pantelic arriscou um chute de longe e assustou o goleiro Kingson. Na sequência, o troco de Gana veio com Asamoah Gyan, que apareceu pela primeira em boa cobrança de falta. Com mais posse de bola, os africanos seguiram em cima. Após escanteio aos 15 minutos, Gyan tocou de calcanhar para Matthew Asamoah, que chutou cruzado levando grande perigo. Seis minutos mais tarde, Kevin Prince Boateng cruzou em diagonal e Gyan chegou um segundo atrasado, em lance que certamente poderia ter levado perigo ao gol de Stojkovic.
Quase 27 minutos depois do primeiro chute, a Sérvia apareceu de novo na área rival, mas ainda assim sem criar chance real. Em cobrança de falta ensaiada, Pantelic apareceu sozinho, mas não conseguiu o domínio. Na sequência, Kolarov cobrou outra falta com perigo.
O segundo tempo começou igual ao primeiro, com Gana dominando e criando muito mais chances que os rivais. Com 15 minutos, vieram três delas, duas com Ayew. O jogador do Arles, da França, primeiro chutou torto após aparecer sozinho na entrada da área. Em seguida, chegou atrasado em cruzamento da esquerda. Na terceira oportunidade, Asamoah Gyan apareceu sozinho após cobrança de lateral e cabeceou na trave.
O primeiro grande erro da Sérvia na partida aconteceu aos 29 minutos, quando Lukovic levou o segundo cartão amarelo e deixou seu país com dez em campo. Por incrível que pareça, os sérvios melhoraram em seguida, e Krasic perdeu boa chance seis minutos depois, ao chutar à queima roupa para grande defesa de Kingson..
Com o jogo caminhando para o fim, a Sérvia cometeu sua segunda falha. Após cruzamento da esquerda, Kuzmanovic desviou a bola com a mão e fez pênalti bobo que Gyan não desperdiçou. Grande destaque da partida, o jogador do Rennes, ainda levou perigo pela última vez, mas o lindo chute cruzado quase do bico da área acabou parando na trave de Stojkovic.
Nenhum comentário:
Postar um comentário